TAG Experiências Literárias

Como funciona um clube de livros?

Role para descobrir

Clube de assinatura de livros?

O que isso significa? Como funciona? Para que serve?

Se alguma dessas perguntas já passou pela sua cabeça, saiba que é normal. Os clubes de assinatura começaram a aparecer no Brasil no fim de 2011, mas só entre 2014 e 2015 se popularizaram e entraram nas nossas rotinas. Foi nessa época que surgiu a TAG, um clube de livros que teve como inspiração o antigo Círculo do Livro, mas que se diferencia em diversos aspectos, tanto de formato como de ideologia. Quer ver?

Círculo do livro

Foi uma editora brasileira, vinculada ao Grupo Abril e à editora alemã Bertelsmann, que funcionava no formato de clube do livro: periodicamente, o associado recebia uma revista com títulos diversos. Deveria então escolher suas obras de preferência e aguardá-las chegar, mês a mês, em edições exclusivas de capa dura, encontradas ainda hoje pelos sebos. O Círculo do Livro fez enorme sucesso durante a década de oitenta, período em que, sem acesso à internet ou livrarias, muitas pessoas dependiam do clube para adquirir seus livros. Após superarem a marca de 500 mil associados, acabou fechando as portas na década de noventa – desde lá, estávamos órfãos de algum clube do livro semelhante.

TAG - Experiências Literárias

A TAG trouxe o conceito de clube do livro de volta à cena. O ano era 2014, época de abundância, onde o desafio não era mais oferecer acesso aos livros, mas a qualidade da experiência de leitura. Inspirados no Círculo do Livro, mas diferentes em muitos aspectos, criamos um modelo até então inexistente no Brasil: kits literários entregues na porta da casa de cada associado. O início não foi fácil, afinal falávamos de romances em tempos de efemeridades, cultuávamos as páginas na era das telas, tudo isso em um país de poucos leitores. Mas a crença naqueles que, assim como nós, são apaixonados pelo cheirinho dos impressos e adoram uma boa história inventada falou mais alto. Kit a kit, mês a mês, construímos um universo onde a boa literatura é a estrela e conquistamos mais de 20 mil corações que recebem periodicamente edições exclusivas de obras escritas e indicadas por grandes nomes. Hoje, carregamos com orgulho o título de primeiro clube de assinatura de livros do Brasil e recebemos de braços abertos todos que se identificam com essa paixão, da nova geração de leitores aos nostálgicos do Círculo do Livro.

No passado ou no presente, um clube do livro nunca foi como um serviço qualquer. Enquanto o clube se compromete a entregar literatura de qualidade, o associado firma o compromisso de se envolver mensalmente com autores, curadores e demais leitores prontos a discutir, opinar e trocar sobre as obras, suas inspirações, sentimentos e experiências ao longo da leitura. Trouxemos dois associados para ajudar a esclarecer duas das dúvidas mais comuns de quem namora um clube do livro como a TAG:

Por que entrar para um clube do livro?

Eu amo ler de tudo um pouco. Só que não tenho com quem conversar a respeito das leituras. Então entrar para um clube do livro é como entrar em um grupo: você encontra pessoas com os mesmos interesses. (...) Outro fator preponderante: ter acesso a obras que eu jamais veria numa livraria, ou, se visse, não compraria por não conhecer. (...) Isso me enriquece muito enquanto leitor e enquanto pessoa, por poder conhecer outros pontos de vista e sair do meu "quadrado".

Iago Carneiro de Sousa, Associado desde 9 de julho de 2017

Quais as vantagens de fazer parte de um clube do livro?

Receber o livro na minha casa todo mês sem deixar a preguiça atrapalhar meu hábito de buscar novas leituras tendo a certeza de que o livro é muito bom e indicado por alguém que eu admiro. (...) Os grupos de leitores, essas pessoas maravilhosas que discutem o livro do mês, dão mais dicas de cultura, e se tornaram amigos fiéis com os quais eu troco correspondência, faço amigo secreto, envio e recebo presente de aniversário, discuto as possibilidades do próximo livro com base nas dicas da revista, dou spoiler, exerço o perdão ignorando o spoiler alheio, marco encontros presenciais pra discutir o livro, comer, beber, conhecer os maridos, filhos, "catioros" e entendo o real significado da palavra "clube".

Marilia Zaparoli Falsetti, Associada desde 15 de dezembro de 2015

Chegou a hora de você fazer parte do nosso clube do livro.

Associe-se

Para conhecer a história dos clubes de livros, acesse a matéria na Folha de São Paulo.