Próximo kit | TAG Livros

A obra do mês é sobre mulheres, concebida por uma importante escritora e indicada por outra: Heloisa Buarque de Hollanda.

Sobre Heloisa

Heloisa Buarque de Hollanda é pesquisadora, professora, crítica literária, ensaísta, editora e jornalista. Desde a década de 60, fomenta o campo universitário e artístico através de obras e projetos de inclusão, democratização e o compartilhamento da cultura, dedicando-se, também, a questões de raça e gênero. Ela indica obra e autora importantes na construção do espaço das mulheres na literatura brasileira.

Sobre a Obra

Entre fugas e retornos, amores proibidos, estagnação, perdas e angústias, a narradora-personagem descreve sua trajetória e a de outras duas amigas, descrevendo detalhes sobre a amizade das três, desde a infância no internato até a experiência urbana, na vida adulta, momento em que cada uma seguirá um destino diferente.

“O LIVRO TRAZ UM MOMENTO DE PASSAGEM DA ADOLESCÊNCIA PARA A IDADE ADULTA, REVELANDO TAMBÉM VÁRIAS PERSPECTIVAS SOBRE AS MULHERES, A AMIZADE E O AMOR. A AUTORA INTRODUZIU UMA ESCRITA SÓBRIA, RIGOROSA, AVESSA A QUALQUER DEMAGOGIA NO ROMANCE MODERNO NORDESTINO.”

- Heloisa Buarque de Hollanda

3 MULHERES IMPORTANTES NA LITERATURA BRASILEIRA

1

Dinah Silveira de Queiroz foi romancista, contista e cronista paulistana. Apesar de muito premiada, Dinah demorou a se tornar a sétima ocupante da Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.

2

Nélida Piñon foi a quarta mulher a integrar a ABL. Ela comenta o desafio de ser escritora em um ambiente machista: “Precisava dar constantes provas de que, ao escolher a literatura como ofício de vida, estava decidida a alcançar a excelência estética”. Piñon foi eleita presidente da Academia Brasileira de Letras no ano do centenário da instituição.

3

A terceira figura feminina importante no cenário literário brasileiro é a autora da obra de novembro. Sua conquista na área representou um grande passo em direção à igualdade dos gêneros. Seu nome simboliza uma importante quebra de tabu. Imagina quem é?

Gostou? Faça parte do clube e receba a experiência de novembro em casa.